c8975cd4-f8c7-4644-b1bd-7d854aae1db3

Você já se sente muito sobrecarregado para lidar com seus problemas?

Se sim, você não está sozinho. Há estudos que indicam que mais de 25% dos adultos sofrem de ansiedade, estresse, depressão ou outros transtornos em algum momento da vida. Há também um número grande de pessoas que lutam para lidar com problemas de relacionamento, frustração com o trabalho, a morte de um ente querido, entre outros. E esses problemas podem, muitas vezes, consumir mais energia do que deveriam.

O que é psicoterapia?

A psicologia se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: suas percepções, sua mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo. Tem como objetivo auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e com seus conflitos psicológicos. Em psicoterapia, buscamos tratar nossas angústias, medos, ansiedades, os problemas de relacionamento, as depressões e tantas outras dificuldades e inquietações que dificultam ou, até mesmo, impedem o desenvolvimento saudável de nossas vidas. É um caminho real e possível de enfrentamento dessas questões que incomodam, fazemos juntos essa caminhada, ao caminhar...

Por que fazer psicoterapia?

Ter saúde não significa apenas não ter alguma doença instalada no corpo, ter saúde significa viver bem, ter qualidade de vida, dispor de bem-estar físico, psíquico e social. Infelizmente, nem sempre conseguimos manter esse bem-estar e uma boa qualidade de vida. São muitas as razões que temos hoje em dia para que algum desequilíbrio aconteça. Não vivemos bem nosso momento presente, sempre com tantos compromissos a cumprir, papéis a desempenhar, contas a pagar, problemas para solucionar. Estamos diariamente expostos a fatores estressantes que estão por toda parte: trânsito, violência urbana, poluição sonora, visual, ambiental, falta de lazer, sem tempo para um descanso, desentendimentos com amigos ou familiares, problemas no trabalho, em casa ou mesmo tantos outros motivos particulares e únicos que podem nos levar a alguma alteração de ordem física ou psicológica das quais sentimos não poder dar conta sozinhos.

A psicoterapia pode promover muitos benefícios a sua vida. De início, pode-se dizer que o simples compartilhar de seus conflitos já ajuda a aliviar a pressão causadora de sofrimento. Você pode buscar aumentar sua percepção a respeito de suas escolhas. Pode favorecer a forma como você lida com sentimentos indesejáveis, ilusões, sobre si mesmo e sobre os outros. Pode resgatar sua autoestima, aumentando seu amor próprio.

Pode passar a tomar decisões mais conscientes por isso, mais acertadas para sua vida porque terá maior percepção das suas reais possibilidades. Pode promover uma quebra do círculo vicioso de comportamentos padrões prejudiciais ao seu modo de vida, sentimentos, pensamentos e atitudes que você insiste em assumir sem se dar conta. Enfim, a psicoterapia pode ajudá-lo a lidar melhor com as insatisfações e frustrações do dia a dia, entre outros muitos aspectos que podem ser trabalhados nos encontros psicoterapêuticos. Mas, é importante dizer que o processo leva algum tempo, que depende de cada caso e demanda uma entrega, um esforço conjunto. Algumas vezes doloroso, algumas vezes muito prazeroso, que traz como recompensa o amadurecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal.

Procurar ajuda psicológica é um sinal de consciência, coragem e maturidade. É a oportunidade que você se dá para olhar de frente seus problemas e as dificuldades causadoras de infelicidade e sofrimento e redescobrir a melhor maneira de lidar com elas, se fortalecer, desenvolver seus potenciais, se autoconhecer. Fazer psicoterapia é reservar um espaço e um tempo na sua vida para cuidar de você.